A plataforma suporta várias camadas de personalização. Este guia se divide em duas partes: configurações básicas iniciais e configurações avançadas, que incluem integrações e regras de negócio.

Checklist para ambiente de teste

Siga esses itens para configurar um ambiente básico e simular as jornadas dos usuários utilizando mock.

1

Criar produto

Utilize o endpoint Criar produto para criar um novo produto, especificando o nome e slug. Você pode usar name: "Empréstimo Consignado" e slug: "consignado" para começar.

2

Criar fundo

Use o endpoint Criar fundo para criar um fundo que será utilizado na CCB e outros procedimentos de cobrança.

3

Criar empresa

A empresa é a entidade responsável pela gestão dos convênios, funcionários, política de crédito e produtos, que estão todos vinculados a ela.

Crie uma empresa com name e document através do endpoint Criar uma empresa.

4

Criar operador para o Backoffice

Crie um através do endpoint Criar operador e em seguida configure as permissões através do endpoint Configurar permissões do operador.

Para começar e conhecer melhor como funcionam os fluxos, recomendamos que você crie um operador com a permissão backoffice com o company: "*" para permitir o acesso em todas as empresas/convênios.

Consulte as URLs de acesso aos portais com o Suporte da Base39.
  1. Crie um novo operador
  1. Adicione a permissão de backoffice em todas as empresas * no operador usando o id da resposta anterior.
  1. Acesse o Backoffice com o email cadastrado.
Você pode usar alias de email para facilitar os testes. Por exemplo, se o seu email é john@mail.com, use john+operador@mail.com. Todos os emails serão enviados para a mesma caixa de entrada do seu email principal.
5

Criar operador para o Portal da Empresa

Crie um através do endpoint Criar operador e em seguida configure as permissões através do endpoint Configurar permissões do operador.

Para começar e conhecer melhor como funcionam os fluxos, recomendamos que você crie um operador com as permissões approver e financial para a primeira empresa que você criou.

Consulte as URLs de acesso aos portais com o Suporte da Base39.
  1. Crie um novo operador
  1. Adicione a permissão de approver e financial na empresa criada no operador usando o id da resposta anterior.
  1. Acesse o Portal da Empresa com o email cadastrado.
6

Criar vínculo empregatício

Você pode fazer a importação de um arquivo com os funcionários através do Portal da Empresa ou através do endpoint Criar vínculo empregatício.

Consulte as URLs de acesso aos portais com o Suporte da Base39.

Recomendamos que você informe pelo menos os campos:

  • Salário bruto (grossSalary)
  • Salário líquido (netSalary)
  • Data de admissão (hiredAt)
  • Margem consignável (limitPerInstallment)
Os dados do objeto employment.customer não criam e atualizam os campos do objeto customer na API de Clientes. As informações de customer no employment são apenas para consultar os dados que a empresa fornece e, caso queira, você pode consultar esses dados para fazer relatórios ou campanhas de marketing para incentivar o cadastro. O customer é criado somente quando o cliente faz o próprio cadastro pelo Portal do Cliente.

É necessário o id da empresa criado no item 3 de empresa para preencher o campo company.

Não é necessário cadastrar um cliente para criar um novo vínculo empregatício. Nesse momento é usado o documento do cliente.
7

Configurar etapas da esteira

Para que a proposta com o desembolso do tipo simule o status desembolsado ao final do processo, é necessário configurar apenas o passo de desembolso na esteira.

Você pode configurar várias etapas de verificação antes do desembolso, como averbação, análise de risco, análise de documentos, etc. Veja alguns templates no guia da Esteira
8

Enviar proposta

Agora você pode acessar o Portal do Cliente com o documento usado na criação do vínculo empregatício no item 5. Você deve visualizar o produto criado no item 1. Siga os passos para visualizar os valores da simulação e enviar a proposta.

Os valores da simulação mock podem ser alterados alterando a requisição de exemplo no item 1.

Como configurado no item anterior, todos as propostas criadas serão desembolsadas automaticamente em alguns segundos. O status será alterado para desembolsado e todas as parcelas serão criadas automaticamente. A proposta enviada será exibida no Backoffice e Portal Empresa.

As configurações da esteira com aprovações manuais ou automáticas podem ser feitas seguindo o guia da Esteira.

Checklist para ambiente de produção

Siga esses itens para configurar os itens necessários para operar em ambiente produtivo.