Esteira refere-se a uma sequência ordenada de etapas pelas quais uma solicitação de crédito passa, desde o momento em que é recebida até a decisão final sobre sua aprovação ou rejeição. Cada etapa da esteira representa uma atividade específica que deve ser concluída antes que a solicitação prossiga para a próxima fase.

As esteiras de crédito são projetadas para garantir que todas as solicitações sejam processadas de maneira consistente e eficiente, seguindo os procedimentos e critérios estabelecidos pela instituição financeira ou credor. Isso pode incluir a verificação de informações do solicitante, análise de risco, avaliação de crédito, revisão documental, entre outras etapas necessárias para tomar uma decisão informada sobre a concessão do crédito.

A implementação eficaz de uma esteira de crédito pode ajudar a reduzir o tempo de processamento, melhorar a precisão das decisões de crédito e garantir a conformidade com regulamentações aplicáveis. Além disso, permite uma gestão mais eficiente do fluxo de trabalho, proporcionando visibilidade sobre o status de cada solicitação e facilitando a comunicação entre os diferentes departamentos envolvidos no processo de análise de crédito.

Entendemos que cada empresa pode ter um ciclo de vida diferente para o empréstimo e a configração da esteira permite a customização desse ciclo atavés da definição de quais etapas devem ser verificadas e em qual ordem.

Confira na imagem abaixo um exemplo de quatro tipos de etapas da esteira, sendo elas: verificação de documento, análise de crédito, prova de vida e desembolso.

Cada etapa da esteira pode ser executada em um momento diferente, dependendo das necessidades do processo. Por exemplo, a coleta da assinatura do cliente é sempre realizada pelo Portal do Cliente durante a criação da proposta, mas na esteira, essa pode ser uma das últimas etapas. Isso é útil para verificar se os dados foram alterados durante o processo de análise. A oferta do empréstimo pode ter sido modificada durante a análise, o que pode exigir uma nova coleta de assinatura.

É importante ressaltar que o status da esteira não é o status do empréstimo. Para saber mais sobre os status da esteira, consulte a documentação: Status

Lembre-se de que a esteira é uma parte importante do processo de análise e deve ser projetada com cuidado para garantir que os resultados sejam precisos e confiáveis.

Confira na imagem abaixo exemplos de etapas configuradas no Backoffice:

Página do Backoffice que lista as etapas da esteira

A esteira pode ser criada em 3 niveis de entidade como melhor explicada em Hierarquia e exceções . Devemos nos atentar que uma vez definida as regras da esteira sempre que um emprestimo é criado o mesmo recebera a esteira configurada naquele momento. Vale ressaltar que modificações na esteira não refletirão os emprestimos já criados!