A funcionalidade de contestação de parcelas permite que as empresas indiquem se uma parcela deve ou não ser cobrada na fatura mensal recorrente.

Existem duas situações em que uma parcela pode não ser paga e, consequentemente, pode ser contestada:

  1. Sem margem: Normalmente ocorre em casos de férias, licença maternidade, licença paternidade, afastamento médico superior a 15 dias, ou INSS.

  2. Rompimento das relações trabalhistas: Geralmente representado por demissão (voluntária ou involuntária) ou falecimento.

Cabe às empresas identificar os casos que se enquadram em uma das situações mencionadas acima e realizar a contestação das parcelas.

Essa funcionalidade está disponível em versão Beta fechada. Para mais informações, consulte nosso suporte ou entre em contato com seu gerente de contas.

Pré-requisito

Para realizar a contestação de parcelas, é necessário ter os motivos de contestação previamente cadastrados.

Não é possível realizar a contestação de parcelas sem ter os motivos de contestação já cadastrados.

Motivos de contestação

Os motivos de contestação podem ser cadastrados via Backoffice - Configurações ou via API:

Em Backoffice - Configurações > Registros:

Registros cadastrados

1

Clique no botão + Novo registro

2

Preencha os campos

Na tela abaixo preencha os seguintes campos:

  • Nome do registro: Nome desejado para o novo registro
  • Chave e Valor: Preencha esses campos com as informações escolhidas. É possível adicionar quantas chaves e valores forem necessários.
3

Adicionar e remover campos

  • Para adicionar mais campos clique no ícone de adição +.
  • Para remover campos clique no ícone da lixeira ao lado do campo correspondente.
4

Salvar ou cancelar

Após preencher todos os campos necessários, clique em “Salvar” para criar o novo registro ou em “Cancelar”para desistir da ação.

Para saber mais sobre o funcionamento dos registros, também conhecidos como entidades de dados, clique aqui

Uma tabela é criada automaticamente para todos os tenants. No entanto, não são definidos valores padrão.

Confira na tabela abaixo uma sugestão de valores padrão com as causas mais comuns de remoção de parcelas pelos nossos clientes:

ChaveValor
employment_terminatedDesligamento
vacationFérias
maternity_leaveLicença maternidade
paternity_leaveLicença paternidade
social_security_leaveINSS
medical_leaveAfastamento médico (> 15 dias)
othersOutro tipo de afastamento
no_fundsCliente sem valor para desconto
É obrigatório usar o campo Path > Entity Name com o valor: dispute-invoice-item e o Body > Key com o valor: purpose.

Se os motivos de contestação já foram cadastrados, mas você não se lembra deles, é possível baixá-los na tela de Contestar Parcelas:

Baixe os motivos de contestação

Como contestar uma parcela

Confira abaixo o passo a passo de como realizar a contestação de parcelas.

Onde

A contestação de parcelas é feita via Portal Empresa > Contestar parcela:

Contestar parcela

Como

Uma das formas de contestar parcelas é enviar um arquivo CSV contendo três colunas. A primeira coluna deve obrigatoriamente conter o CPF, enquanto as outras duas podem incluir o Valor a ser cobrado e o Motivo da contestação.

Outra possibilidade é copiar os dados e colar diretamente na tela. Caso existam outras colunas coladas com um CPF as mesmas precisam estar separadas por tabulação.

Ao copiar dados de uma coluna no Excel, eles já vêm separados por este caractere.

Exportar parcelas

Caso o RH/Empresa não souberem quais colaboradores serão cobrados na próxima fatura, é possível obter essa informação facilmente:

  1. Clique na opção Exportar Parcelas.
  2. Você receberá um e-mail com um arquivo Excel contendo a lista completa de colaboradores e suas respectivas parcelas.
  3. Copie os números de CPF da planilha e cole-os na tela de contestação para realizar as ações necessárias.

Exportar parcelas

Esse processo facilita a identificação dos colaboradores e garante que todas as informações estejam disponíveis para contestação ou verificação.

Erros

O sistema identifica automaticamente o número de linhas e possíveis erros, como CPF inválido. Em casos de repetição de CPF, o sistema considera apenas a primeira ocorrência e ignora as demais.

Número de linhas e erros

Caso existam informações inválidas ou outros erros o sistema não executará a pesquisa. O botão de pesquisa permanecerá desabilitado até que todos os erros identificados sejam corrigidos.

Limite

Tanto para o envio de um arquivo CSV quanto para a opção de copiar e colar dados diretamente na tela, o limite é de até 100 linhas.

Ou seja, é possível contestar parcelas de até 100 CPFs por vez.

Seleção e processamento

Após inserir as informações usando copiar e colar ou através de um arquivo CSV, e após o processamento sem erros dessas informações, uma tela semelhante à mostrada abaixo será exibida. Nela, você poderá selecionar as parcelas que deseja contestar.

É possível selecionar uma a uma ou todas ao mesmo tempo.

Após selecionar as parcelas, clique em Contestar selecionadas para realizar a contestação em lote.

Caso queira contestar uma parcela por vez, também é possível clicar no segundo ícone a direita na linha da parcela selecionada e que deseja contestar.

Selecione e clique em contestar

Quando a contestação é finalizada, a linha correspondente aparece marcada, indicando que o processo foi concluído.

É possível adicionar várias linhas ao Painel de Execução e navegar pelo sistema livremente. No entanto, se você sair do sistema antes de finalizar todos os itens, parte da sua atualização pode ser perdida.

Item da fatura contestado com sucesso

Remover uma contestação

Caso seja necessário, é possível remover uma contestação de parcela.

Para isso, copie e cole o número do CPF para o qual a contestação foi feita, e todas as contestações associadas serão exibidas.

Em seguida, clique no ícone de seta para trás para remover a contestação do item desejado.

Remover uma contestação

Cenários de exceção

  1. O cliente pode não ter parcelas a pagar em uma fatura com status de “Em processamento” no momento da solicitação de contestação.

  2. O sistema pode estar temporariamente indisponível no momento de algumas chamadas, ainda assim ele carregará todas as informações que o mesmo conseguir.

  3. É possível remover uma contestação de uma parcela. Logo, todas as vezes que um CPF for enviado todas as parcelas associadas ao mesmo serão exibidas.

FAQ