As etapas dentro de uma esteira podem ser configuradas para depender de uma ou mais etapas anteriores.

Confira no exemplo abaixo que a etapa de “Análise de Crédito” depende da etapa de “Verificação de documento”, e a etapa “Desembolso” depende das etapas “Análise de Crédito” e “Prova de vida”.

Você pode configurar as dependências durante a configuração inicial da etapa, ou posteriomente ao editar uma etapa já existente.

O recurso de dependência entre as etapas permite uma flexibilidade considerável na organização das etapas, possibilitando um fluxo de trabalho mais dinâmico e adaptável às necessidades específicas de cada cliente.

Confira abaixo como configurar dependência nas etapas no Backoffice e na API:

Dependência simples

Dependência simples significa que a etapa possui apenas outra etapa dependente. Ou seja, caso que você queira, por exemplo, que sua etapa “Averbação RH” dependa da etapa “Validação do Holerite”, você precisa realizar a seguinte configuração:

Quando estiver configurando, ou editando, a etapa “Averbação RH” no campo Dependências, selecione a opção: “Validação do Holerite”:

Dependência simples

Na prática esse exemplo de configuração de dependência significa que a etapa “Averbação RH” só será iniciada depois da etapa “Validação do Holerite” ser concluída com sucesso.

Uma etapa só pode depender de outra etapa já configurada, salva e publicada. No campo Dependências a lista exibida são de etapas já configuradas.

Múltiplas dependências

É comum que existam etapas que dependam de mais de uma etapa anterior. Não existe um limite de dependências para uma etapa.

Para configurar múltiplas dependências, no campo Dependências, selecione as etapas que gostaria.

No exemplo abaixo, para a etapa “Averbação RH” foram selecionadas as etapas “Validação Holerite”, “Validação documento frente” e “Validação documento verso”:

Múltiplas dependências

Recomendamos cautela ao usar múltiplas dependências. Embora não exista um limite, o uso excessivo pode tornar o fluxo da esteira complexo e lento.

Vale ressaltar que algumas etapas possuem dependências implícitas. Por exemplo, na etapa de Verificação de documento, se os documentos já estiverem aprovados, a etapa será marcada como concluída, sem a necessidade de nova aprovação.

Exemplo

Imagine uma etapa configurada da seguinte forma:

    {
      "steps" : {
      // Verificar frente do documento de indentidade
      "validacaoDocumentoFrente" : {
        "title": "Validação documento frente",
        "type": "document_verification",
        "methodData" : {
          "purpose" : "indetity_document_front"
        }
      },
      // Verificar verso do documento de identidade
      "validacaoDocumentoVerso" : {
        "title": "Validação documento verso",
        "type": "document_verification",
        "methodData" : {
          "purpose" : "identity_document_back"
        }
      }
    }
  }

No nosso exemplo o cliente já realizou uma solicitação de emprestimo onde teve seus documentos solicitados e aprovados pela operação. Um tempo se passou e foi incluso um novo documento de solicitação para o emprestimo :

    {
     ...
      // Verificar holerite
      "validacaoHolerite" : {
        "title": "Validação holerite",
        "type': "document_verification",
        "methodData" : {
          "purpose" : "pay_stub"
        }
      }
    }

Quando cliente passar pela etapa de Verificação de documento os documentos de Validação documento frente e Validação documento verso já vão estar aprovados, faltando somente a Validação holerite ser aprovada.