Há casos em que funcionários podem ser transferidos para empresas filiais, que pertencem ao mesmo grupo de empresas, porém, com outro nome e CNPJ.

Confira abaixo as configurações necessárias para que o processo de transferência do funcionário para a nova empresa funcione corretamente na aplicação.

Pré requisitos

Antes de iniciar as configurações é necessário ter as seguintes informações:

  • ID da empresa antiga

  • ID da nova empresa

  • CPF do funcionário a ser transferido

Configurações

1. Criar um novo vínculo empregatício

Primeiramente, é necessário criar manualmente um novo vínculo empregatício, que será responsável por indicar a aplicação sobre a transferência de CNPJ do funcionário.

  • Crie um novo vínculo através do endpoint: Criar vínculo empregatício

    • No parâmetro status , indicar a opção transferred
    • No parâmetro company, inserir o ID da antiga empresa
    • No parâmetro transferredTo, inserir ID da nova empresa
    • No parâmetro customer, é obrigatório preencher o campo document com o CPF do funcionário que está sendo transferido

Exemplo da chamada:

{

  

"status":  "transferred",

  

"customer":  {

  

"document":  "23894709283"

  

},

  

"company":  "comp_65243323b5ce5da15dc65be1",

  

"transferredTo":  "comp_62d9889bd3985729e5a048ef"

  

}

  

Esta configuração é a única que deve ser feita manualmente. Todas as outras configurações a seguir são feitas automaticamente pela aplicação.

2. Obter ID do cliente

A aplicação obtem o ID do cliente (o funcionário que está sendo transferido) através do endpoint: Listar clientes

    • O parâmetro document é preenchido com o CPF do cliente
    • ID obtido e salvo pela aplicação

3. Listar empréstimos em aberto

Antes de fazer a transferência de CNPJ, é fundamental saber se o funcionário possui empréstimos em aberto.

  • A aplicação executa o endpoint: Listar empréstimos

    • No parâmetro customer, a aplicação inseri o ID do cliente (obtido no passo 2)
    • No parâmetro status, seleciona a opção open

4. Encontrar as parcelas não pagas de cada empréstimo em aberto (encontrado no passo anterior)

  • Para encontrar as parcelas não pagas, a aplicação utiliza o endpoint: Listar parcelas

    • No parâmetro loan, a aplicação preenche com o ID do empréstimo em aberto (encontrado no passo anterior)
    • O parâmetro payer, é preenchido com o ID da empresa antiga
    • O parâmetro status, é selecionado com a opção unpaid
Agora a aplicação tem todas as parcelas não pagas da empresa antiga e que precisam ser transferidas para a nova empresa.

5. Criar uma nova parcela para cada parcela não paga (encontrada no passo anterior)

  • Para criar uma nova parcela, a aplicação utiliza o endpoint: Criar parcela

  • Todos os campos da nova parcela são preenchidos exatamente igual aos da parcela do passo anterior, apenas o campo payer, que é alterado e preenchido com o ID da nova empresa.

6. Checar se existe transação na parcela

Para cada parcela em aberto (encontrada no passo 4) é necessário checar se existe alguma transação. Como por exemplo, verificar se já foi feito algum tipo de pagamento, há casos em que parte da parcela já pode ter sido paga.

  • Para checar, a aplicação utiliza o endpoint: Listar parcelas

    • Na resposta, a aplicação verifica se existe alguma informação no campo transactions
    • Caso exista alguma informação, é necessário criar uma nova fatura
  • Para criar uma nova fatura, a aplicação utiliza o endpoint: Criar fatura

    • É necessário criar dois itens de fatura
  • Primeiro item:

    • O parâmetro installment, é preenchido pela aplicação com o ID da parcela antiga (que tem transação)
    • O parâmetro amount, é preenchido com o valor negativo da transação (por exemplo, se a parcela é de 400 e tem uma transação de 200, -200 é o valor a ser preenchido)
    • O parâmetro discount, também é preenchido com o valor negativo da transação
  • Segundo item:

    • O parâmetro installment, é preenchido com o ID da parcela nova (obtido no passo 5)
    • O parâmetro amount, é preenchido com o valor da transação (por exemplo, se a parcela é de 400 e tem transação de 200, 200 é o valor a ser preenchido)
    • O parâmetro discount, é preenchido com o valor da transação
  • Ainda em fatura:

    • O parâmetro type, é selecionado com a opção company_recurring
    • O parâmetro payer, é preenchido com ID da nova empresa
    • O parâmetro dueDate, é preenchido com a data do dia em que a fatura está sendo criada
    • O parâmetro beneficiary, é preenchido com o ID do fundo da parcela
    • O parâmetro autoFinalize, é selecionado com o valor true
    • O parâmetro updateInvoiceItemOnInsert, é selecionado com o valor false

7. Anular parcelas antigas

Por último, depois de ter criado as novas faturas com sucesso, é necessário que a aplicação anule as parcelas antigas.

  • Para anular parcelas, a aplicação utiliza o endpoint: Anular parcela

    • O parâmetro installment, é preenchido com o ID da parcela antiga
Parcelas com payer da antiga empresa que não foram pagas, o status é definido como void.
O parâmetro company nos empréstimos (loans) do cliente não é atualizado durante o processo de transferência.