O que é a UNICO?

A UNICO é uma IDTech brasileira que oferece soluções baseadas na identidade digital com o objetivo de simplificar processos burocráticos de forma rápida e segura.

A Base39 oferece a possibilidade de integração com a solução de identidade digital, que consiste em um conjunto de dados, documentos pessoais e informações biométricas usadas para comprovar e autenticar a identidade de uma pessoa em um ambiente virtual.

A mera configuração da etapa tipo ÚNICO não garante que a etapa entrará em operação. Se tiver interesse em contratar essa etapa, entre em contato com nosso suporte.

Fluxo da integração

Confira no diagrama abaixo uma visão 360 do fluxo de integração:

Parâmetros de configuração

  • Score mínimo (minScore) - Número do score mínimo. Clique aqui para entender o funcionamento do score mínimo, os diferentes tipos de score e seus respectivos significados.

Configuração da etapa

Confira como configurar a etapa da Esteria tipo UNICO via Backoffice ou API:

Em Backoffice > Configurações > Esteiras é possível configurar todos os diferentes tipos de etapa da Esteira.

Primeiramente, você deve especificar a ordem hierárquica para qual está configurando a etapa de verificação de documentos.

Selecione uma das opções:

  • Empresa
  • Produto
  • Global

Para saber mais sobre ordem hierárquica, consulte a documentação: Hierarquia e exceções

  1. Selecione o tipo de etapa da Esteira “Unico”:

Tipos de etapas

  1. A configuração a etapa Unico deve ficar da seguinte forma:

Etapa Unico

  • Nome da etapa: Dê um nome para etapa, por exemplo, Unico
  • Score de Autenticação: Informe o número do score, neste exemplo usaremos 65
  • Salvar e Publicar

Processamento da etapa

O processamento da etapa tipo unico consiste na criação de um processo para a UNICO que solicita a coleta de biomoteria por parte do funcionário. A criação do processo é realizada pela Base39 e é feita todas as vezes em que um empréstimo é criado.

Quando o empréstimo é criado todos os passos configurados serão criados executados conforme prioridade e/ou depedência.

Para compreender melhor como funciona as etapas da esteira, seus repectivos status e dependências consulte nossa documentação: Esteira

Resposta da UNICO

A Base39 é notificada (através da configuração de webhooks) todas as vezes em que uma biometria foi coletada e processada pela UNICO. O evento que a UNICO retorna é o resultado do score.

Ao receber o score da UNICO a Base39 define a etapa como concluída (caso o score seja maior ou igual ao mínimo necessário), ou como falha (caso o score seja inferior ao mínimo necessário).

A etapa fica com status de pending até que a Base39 receba e processe o score enviado pela UNICO mundando assim o status para failureou done.

FAQ

  1. Quem é o responsável pela comunicação ao cliente para coleta biométrica?
    A UNICO se encarrega da comunicação e coleta da biometria.
  2. Quem é responsável pela coleta da Selfie/Biometria?
    A UNICO que é responsável pela coleta, toda parte de frontend é por conta da UNICO, nós apenas solicitamos a coleta e recebemos o retorno.
  3. Quais os canais de comunicação utilizados?
    Via e-mail e SMS.
  4. Temos como personalizar mensagens, tema visual e etc?
    Sim, há suporte para personalização de SMS, e-mail, termos e condições de coleta de dados do cliente e o html da página inicial com texto e imagens.
  5. Cada tenant dos nossos clientes estão em tenant separado na UNICO?
    Não, todos os tenants dos nossos clientes usam o mesmo tenant na UNICO.
  6. O que é um processo na UNICO?
    No nosso contexto, é a solicitação validação de identidade, toda vez que solicitamos é criado o processo.
  7. Existe retry de notificação quando o cliente não captura a biometria em certo período de tempo?
    A UNICO não fornece feature de retry de comunicação.
  8. O processo expira se em um determinado período de tempo não for coletado biometria?
    O processo nunca expira, o processo só encerra apenas quando a biometria for coletada.
  9. Como o serviço de coleta da biometria é terceirizado, existem métricas para acompanhar falhas, limitações do SDK, processos iniciados e não terminados e etc?
    Não há nenhuma métrica fornecida.
  10. Como é coletado a biometria?
    A UNICO envia um link via canal de comunicação. Esse link leva o usuário para página web para ser coletada a biometria. Não existe um aplicativo móvel para a coleta da biometria. A UNICO sugere usar o celular para coletar a biometria ao invés do computador.